Como empurrar de maneira sustentável os limites mentais

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Quando você atinge seus limites durante um treino, empurrar o desconforto mental pode ser tão desafiador quanto empurrar o desconforto físico. Mas, assim como sua aptidão pode melhorar com o treinamento, sua resistência mental também pode. Você pode desafiar e expandir seus limites de maneira sustentável com uma mentalidade de crescimento e etapas incrementais adiante.


Para obter mais informações sobre treinamento estruturado, consulte Ask a Cycling Coach Ep 262.



Todo mundo tem limites mentais

Do atleta experiente ao ciclista iniciante, todos têm limites mentais. No treinamento, um limite mental é o sentimento de dúvida que você sente em suas habilidades quando confrontado com um desafio que o tira da sua zona de conforto. Quando você atinge seu limite durante um treino, pode parecer que suas habilidades estão sendo desafiadas além do que parece fisicamente possível. Mas se você não alcançou um ponto de falha, pode estar enfrentando um limite mental e não físico.

Os limites mentais são difíceis de resolver, mas a boa notícia é que você pode melhorar sua capacidade de enfrentá-los e superá-los. Ao desafiar suas limitações de maneiras pequenas e incrementais, você pode expandir constantemente suas habilidades.

Estratégias para empurrar e encontrar limites

Saber desafiar seus limites de maneira sustentável é a chave para seu treinamento a longo prazo. Você não quer se esforçar tanto que teme todos os exercícios no seu Calendário, mas também não quer jogar com segurança a ponto de inibir seu progresso ou subestimar suas habilidades. Deve haver um equilíbrio entre empurrar limites e saber quando seu corpo precisa de uma pausa.

Parte disso vem com a experiência, mas se você é novo em aumentar seu limite, é melhor começar pequeno e trabalhar nesse processo de forma incremental. Aqui estão algumas coisas que você pode começar a fazer durante seu próximo exercício desafiador para aumentar seus limites de maneira sustentável.

Quebrar o intervalo

Às vezes, olhar para o futuro todo o trabalho que você deixou pode ser intimidador. Em vez de olhar para o relógio e ver que você tem alguns minutos restantes, concentre-se em fazer o treino cinco segundos por vez ou um intervalo de cada vez. Tente fazer uma contagem regressiva de cinco em sua cabeça e repetir isso várias vezes. Concentre-se em tirar os intervalos um segundo de cada vez e fazer o máximo possível.

Repita um mantra

Se a contagem não der certo, tente repetir um mantra enquanto você pedalar pelo restante do intervalo. A repetição de um mantra pode fundamentá-lo em um processo de pensamento diferente e tirá-lo desse lugar de dúvida. Repetir uma frase positiva é mais útil.

Cadência

Se ajudar a ser mais orientado ao processo, a cadência é um bom lugar para chamar sua atenção. Em vez de se concentrar em quanto tempo resta ou quanta energia você precisa exercer, concentre-se em manter uma cadência suave e rápida.

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Mentalidade de crescimento

A mentalidade com a qual você aborda seus intervalos é tão importante quanto a mentalidade que você tem durante seus intervalos. Aproximar-se de intervalos desafiadores com curiosidade e entusiasmo, em oposição ao pavor ou medo, vai muito além do que acreditamos. Tudo bem se nem todo intervalo for perfeito, e tudo bem se você precisar terminar um treino mais cedo. Ser orientado ao processo com a expectativa e o entendimento de que você irá melhorar com a prática pode fazer toda a diferença.

Exercícios com falha acontecem

Pressionar seus limites não significa necessariamente que você deve executar todos os exercícios. De fato, um treino ocasional fracassado é uma parte normal do treinamento! Quando sua aptidão é avaliada corretamente e seus treinos são ajustados proporcionalmente, tudo bem se você não conseguir realizar todos os exercícios desafiadores. Deve haver um equilíbrio saudável entre testar seus limites e ouvir seu corpo.

Com isso dito, exercícios com falha também não devem fazer parte frequente do seu treinamento. Se você precisar constantemente interromper seu treino e sair de intervalos, seu FTP pode estar muito alto ou você pode estar na fase de treinamento errada. Essas são correções fáceis. Se você se encontrar nessa situação, faça um teste de FTP ou reavalie seu plano de treinamento com o Plan Builder. A reavaliação do seu treinamento e da sua forma física mantém seus treinos apropriados e produtivos.

Ouça o seu corpo

Nada disso significa que você não pode fazer isso durante os treinos. Se você estiver constantemente se esforçando demais sem descanso suficiente, pode estar exagerando. Excesso de alcance não é algo que acontece em um único treino, mas algo que acontece por um período prolongado. A chave para evitar exagerar ou pressionar demais é ouvir o corpo e dar o resto de que precisa, quando necessário.

Há uma diferença importante entre forçar suas limitações mentais e treinar muito. Quando você está cansado e fazendo um treino que parece difícil demais porque está cansado, não há problema em descer da bicicleta e encerrar o dia. Descansar é tão importante quanto treinar, e aumentar seus limites não significa cavar um buraco.

Os limites são sempre variáveisg

Os limites podem nunca desaparecer, mas sua capacidade de desafiá-los melhorará. Toda vez que você passa por um intervalo após sentir que precisava parar, está se deparando com essa limitação e a pressionando um pouco mais. Antes que você perceba, o limite que você tinha ontem será algo que você pode enfrentar regularmente sem pensar duas vezes. Sua capacidade de desafiar seus limites melhorará com a prática, assim como sua aptidão com o treinamento.

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Para obter mais conhecimento sobre o treinamento de ciclismo, ouça o Ask a Cycling Coach – o único podcast dedicado a tornar você um ciclista mais rápido. Novos episódios são lançados semanalmente.



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