Como gerenciar a hipotensão pós-exercício

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Você terminou um passeio e está descansando com os pés para cima. Então você se levanta e de repente se sente tonto. O que da? Você acabou de experimentar os efeitos da hipotensão pós-exercício. Mas o que é hipotensão pós-exercício, as causas e como você pode administrá-la?


Para obter mais informações sobre por que o treinamento de ciclismo pode deixá-lo tonto, consulte Ask a Cycling Coach Ep 267.



Recentemente, terminei uma longa e agradável jornada de treinamento no calor escaldante. Cerca de uma hora depois, eu estava deitado no sofá quando minha perna se apertou. Eu imediatamente pulei para esticá-lo, fui até o banheiro, e a próxima coisa que me lembrei foi de minha esposa em cima de mim. Desmaiei devido à pressão arterial baixa. Felizmente, evitei ferimentos graves. Os efeitos adversos da hipotensão pós-exercício podem ocorrer repentinamente, mas a boa notícia é que existem coisas que você pode fazer para ajudar.

O que é hipotensão pós-exercício?

A hipotensão pós-exercício é uma redução da pressão arterial, abaixo dos níveis normais após o exercício aeróbico. Normalmente, essa pressão arterial mais baixa é uma resposta ao uso de grandes grupos musculares na parte inferior do corpo. Andar de bicicleta, correr e nadar podem causar hipotensão pós-exercício e pode durar várias horas.

A pressão arterial mais baixa após o passeio é totalmente normal; no entanto, pode levar à tontura dos atletas em forma. Além disso, a hipotensão ortostática ou postural pode exacerbar a sensação de tontura. Ataques agudos de hipotensão podem levar ao desmaio.

O que causa a hipotensão pós-exercício?

Você está treinando e ficando mais apto, então por que está sentindo tontura depois de uma viagem? A resposta simples é que todas as adaptações aeróbicas que você trabalhou duro para obter são a causa. À medida que você treina, você aumenta o número de vasos sanguíneos, aumenta o volume do derrame cardíaco e melhora o tônus ​​vagal. Tudo isso contribui para uma redução geral da pressão arterial fora da bicicleta.

Durante uma viagem, seu corpo prioriza o fluxo sanguíneo para a parte inferior do corpo de duas maneiras. A primeira é restringir o fluxo sanguíneo para os músculos que não trabalham na parte superior do corpo. Além disso, a vasodilatação nos músculos que trabalham ajuda a maximizar o fluxo sanguíneo na parte inferior do corpo. Essa ativação simpática causa um aumento temporário no débito cardíaco e pressão arterial.

Por outro lado, após o passeio, o sistema parassimpático entra em ação para mudar seu corpo para um estado de repouso e digestão. Enquanto você se recupera, a vasodilatação nas pernas continua, enquanto a frequência cardíaca diminui. Devido à sua temperatura central elevada, o corpo trabalha para liberar calor enviando mais sangue para a periferia. E, finalmente, o volume do plasma sanguíneo é menor devido à transpiração. Tudo isso resulta em menor pressão arterial.

Por que você fica tonto?

Tonturas ou tonturas são causadas pela diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro. Como o cérebro precisa de um suprimento constante de oxigênio, nossos corpos têm um mecanismo fantástico para ajudar. O corpo usa o baroreflex regular a pressão sanguínea em todo o corpo. Ele garante que o cérebro tenha fluxo sanguíneo adequado, aumentando a freqüência cardíaca e a vasoconstrição.

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Outra maneira de pensar é que duas respostas diferentes estão lutando entre si. Sua resposta parassimpática e adaptações de treinamento estão lutando contra seu barorreflexo. Quando você fica tonto, é porque o barorreflexo perdeu.

O que você pode fazer?

A hipotensão pós-exercício pode durar várias horas, mas a boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar. Desde a nutrição até o conhecimento do ambiente, a segurança é uma preocupação primordial. É uma boa idéia verificar com o seu médico se você está constantemente com tonturas ou tonturas.

A primeira solução é manter-se hidratado com eletrólitos adequados. Isso ajudará a combater uma queda no volume de plasma sanguíneo. Pesquisas emergentes sugerem que a carga de sal pode ajudar. Outra coisa é estar ciente de seu entorno e, quando você se levantar da posição deitada ou sentada, não se apresse. Também pode ajudar a usar a manobra de Valsalva. Para usá-lo, aperte o nariz, feche a boca e tente expirar.

Para obter mais informações sobre o volume de plasma sanguíneo, consulte Volume de plasma sanguíneo e seu desempenho.


Para obter mais conhecimentos sobre treinamento de ciclismo, ouça o Ask a Cycling Coach – o único podcast dedicado a tornar você um ciclista mais rápido. Novos episódios são lançados semanalmente.

Referências e leituras adicionais

  • Babcock, Matthew e Robinson, Austin e Watso, Joseph e Migdal, Kamila e Martens, Christopher e Edwards, David e Pescatello, Linda e Farquhar, William. (2019). A carga de sal embota a hipotensão pós-exercício central e periférica. Medicina e Ciência em Esportes e Exercício. 52. 1. 10.1249 / MSS.0000000000002187.
  • Chen, CY e Bonham, AC (2010). Hipotensão pós-exercício: mecanismos centrais. Revisões das ciências do exercício e do esporte, 38.(3), 122-127. https://doi.org/10.1097/JES.0b013e3181e372b5
  • Halliwill JR, Buck TM, Lacewell AN, Romero SA. Hipotensão pós-exercício e vasodilatação pós-exercício sustentada: o que acontece depois do exercício ?. Exp Physiol. 2013; 98 (1): 7-18. doi: 10.1113 / expphysiol.2011.058065
  • Kenney MJ, Seals DR. Hipotensão pós-exercício. Principais recursos, mecanismos e significado clínico. Hipertensão. 1993; 22 (5): 653-664. doi: 10.1161 / 01.hyp.22.5.653
  • MP mais caro, Holowatz LA, Williams JT, Lockwood JM, Halliwill JR. Hemodinâmica regional durante hipotensão pós-exercício. I. Circulações esplâncnicas e renais. J Appl Physiol (1985). 2004; 97 (6): 2065-2070. doi: 10.1152 / japplphysiol.00465.2004


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