Como se esforçar pela perfeição

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Se você adora andar de bicicleta, talvez tenha aprendido a amar muitos dos comportamentos, hábitos e objetivos que vêm junto com o prazer e o aprimoramento no esporte. Melhor. Ótimo. Perfeito? Essa motivação é sempre a melhor coisa para o desempenho ou a felicidade?

Altea - Sapin - ciclismo - ciclismo - ciclismo - ciclismo - treinador Adriaan Helmantel - Simon Geschke (Team Giant - Alpecin) fotografado durante o photoshoot Team Giant - Alpecin em Altea, Espanha - foto Anton Vos / Cor Vos © 2016
Em busca da perfeição

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Exercícios de sprint. Trabalho de cadência. Hills.

Treinamento periodizado. Calorias. Hidratação.

Recuperação. Trabalho central. Alongamento.

Existem tantas tarefas e coisas para trabalhar e melhorar para maximizar o seu desempenho no ciclismo.

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Na minha experiência de trabalho com atletas e, em particular, atletas de resistência, os esforços para melhorar muitas vezes se transformam na busca de perfeição. Apesar da impossibilidade disso, muitos que gostam de se esforçar para melhorar são atraídos pela chama do “perfeito”Tempo, corrida ou desempenho.

Por um lado, esse objetivo pode levar os atletas a dar o melhor de si, trabalhar duro e progredir. Por outro, pode prejudicar o prazer, ofuscar outras prioridades da vida e até ter um impacto negativo no desempenho.

Definido basicamente, perfeccionismo é a “recusa em aceitar qualquer padrão que não seja a perfeição” *. Por sua vez, um perfeccionista busca resultados perfeitos – algo que, em muitos casos, pode nem mesmo ser possível. Para que o perfeccionista “aceite” um resultado, deve ser possível que haja algo como “perfeito” em primeiro lugar.

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Mas e se um desempenho “perfeito” não for nada? Por exemplo, quando um desempenho esportivo é baseado em um tempo, qual é o tempo “perfeito”? Se o desempenho “poderia” ser sempre mais curto ou mais rápido, é uma configuração para perseguir uma meta inatingível.

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Primoz Roglič em busca da perfeição na bicicleta

O Ciclo do Perfeccionismo

Ao ler isso, qual é a sua reação interna? Parte de você concorda, familiarizada com a persistência implacável de buscar a perfeição? Outra parte empurra para trás, exclamando: “Ei! Trabalhar duro e me esforçar para dar o meu melhor não é ruim! É minha arma secreta! ” Bem, de acordo com a literatura sobre perfeccionismo, ambas as “partes” de você têm razão. O perfeccionismo pode ser desgastante, opressor e negativo, mas também pode ser uma força positiva para o trabalho árduo e o autoaperfeiçoamento.

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O perfeccionismo pode ser visto como uma força da personalidade em contextos atléticos (Hill, Gotwals, Witcher & Leyland, 2015). Como você pode imaginar, a dedicação e a busca intensa pelo sucesso são um bom presságio para aqueles que buscam um objetivo elevado ou, no caso do ciclismo, rápido.

Joachim Stoeber, professor de psicologia da Universidade de Kent, descreve o perfeccionismo como uma “espada de dois gumes” (2014). Por um lado, o perfeccionismo pode ser motivador. Pode ajudar-nos a nos sentirmos determinados, a lutar pelos nossos objetivos e a fazer os sacrifícios necessários para progredir no nosso desempenho nos treinos e competições. Por outro lado, o perfeccionismo pode alimentar nossa crítica interna. Pode nos manter focados em nossas deficiências e nos cegar para qualquer progresso que tenhamos feito ao longo do caminho. Portanto, para maximizar os benefícios de quaisquer tendências perfeccionistas que você tenha e minimizar as desvantagens:

Esforce-se para a perfeição – mas não perder tempo ruminando sobre as imperfeições do passado.

Pesquisadores do perfeccionismo descreveram subtipos saudáveis ​​e não saudáveis ​​de perfeccionismo (Flett & Hewitt, 2005; Stoeber & Otto, 2006). Às vezes referido como ‘perfeccionismo saudável‘e’perfeccionismo neurótico, ‘temas claros surgiram. Buscar a perfeição significa focar no processo – cadência, respiração, forma e outras partes do aqui e agora. O perfeccionista esforçado usa sua energia para se mover em direção ao objetivo, ao invés de se preocupar com o resultado.

Em contraste, o “perfeccionista neurótico” ruminou sobre desempenhos anteriores que eram imperfeitos. Ele se julga severamente, fala baixo consigo mesmo e acaba se sentindo derrotado, desanimado e inferior. Ele fica “preso”, e isso não apenas o leva a se sentir mal, mas também tem efeitos deletérios no desempenho futuro!

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Estabeleça metas

Como se esforçar pela perfeição

  1. Estabeleça metas. Não se intimide com suas aspirações – mas seja intencional. Especificamente, eu recomendo definir uma meta e ser o mais detalhado possível. Identifique um cronograma para sua meta e converse com um amigo, colega de equitação ou profissional sobre isso – isso é realista?
  2. Alinhe-se para ter 99% de chance de sucesso. Se e quando a vida atrapalhar, seja flexível e ajuste sua meta para que possa acompanhar o progresso e seguir em frente. Qualquer processo de pensamento ou objetivo que mantenha seu foco no passado e faça você se sentir mal consigo mesmo é uma total perda de tempo.
  3. Eu não posso enfatizar o suficiente: quando você se rebaixa e fica preso aí, está perdendo seu tempo e sua energia, e não está ganhando nada. Quando você tiver um revés ou fracasso, lembre-se de que são apenas dados e use as informações para ajustar seus objetivos, reformular sua intenção e mantê-la em movimento.

Como Não Ruminar sobre a imperfeição

Pesquisadores e otimistas concordam: se rebaixar por não ser “bom o suficiente” é inútil. Ao longo dos anos, ouvi clientes me dizerem que pensam que é produtivo bater em si mesmos ou se envergonhar após um “fracasso”. Alguns descrevem isso como punição ou penitência por imperfeição. A punição é significativamente menos eficaz do que a recompensa. Reforçar o que você faz corretamente o manterá no caminho certo a longo prazo; a punição pode ter alguns benefícios temporários, de curto prazo, mas eles perderão rapidamente seu poder, forçando você a se tornar mais cruel consigo mesmo ou a abandonar totalmente seu objetivo.

Quebre o ciclo do perfeccionismo

Se você ficar preso a preocupações perfeccionistas, aqui estão algumas dicas rápidas:

  1. Vire a página: Lembre-se de que você está perdendo tempo e energia preciosos! Concentre-se novamente na próxima oportunidade de trabalhar em direção ao seu objetivo.
  2. São apenas informações. Ficar aquém de sua meta não significa nada sobre seu valor, seu valor ou sua capacidade de melhorar. É apenas um ponto de dados relevante para aquele desempenho específico. Processe, considere como ele pode informar metas e desempenhos futuros, e então siga em frente.
  3. Ilumine: Existem muitos benefícios em ser um perfeccionista … então maximize os benefícios e minimize as desvantagens. Se você está perdendo a forma por estar 10 segundos antes de um PR ou 3 quilos de seu peso ideal, acalme-se. Você está perdendo o sentimento de forte, saudável, feliz e fabuloso, tudo porque você está errado por alguns dígitos.

Citações

Flett, GL e Hewitt, PL (2005). Os perigos do perfeccionismo nos esportes e exercícios. Current Directions in Psychological Science, 14, 14-18.

Hill, AP, Gotwals, JK, Witcher, CS & Leyland, AF (2015). Um estudo qualitativo de perfeccionismo entre perfeccionistas autoidentificados no esporte e nas artes cênicas. Psicologia do Esporte, Exercício e Desempenho, 4, 237-253.

Stoeber, J. (2014). Perfeccionismo no esporte e na dança: uma espada de dois gumes. International Journal of Sport Psychology, 45, 385-394.

Stoeber, J. & Otto, K. (2006). Concepções positivas de perfeccionismo: abordagens, evidências, desafios. Revisão da Personalidade e da Psicologia Social, 10, 295-319.

* Merriam Webster Dictionary

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