Equilibrando a maternidade com o trabalho e a corrida profissional de mountain bike

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Equilibrar uma carga de treinamento exigente com uma agenda lotada é um desafio para qualquer atleta. A empresária, mãe e competidora profissional de mountain bike, Sonya Looney, compartilha como ela encaixa o treinamento em sua agenda lotada sem comprometer o tempo e as responsabilidades que são importantes para ela.


Para ver o episódio completo de Sonya Looney, confira Succesful Athletes Podcast Ep 12.



Desequilíbrio intencional

A competidora profissional de mountain bike e campeã mundial 24 horas, Sonya Looney, tem muita coisa acontecendo. Ela é uma autora publicada, palestrante principal, atleta profissional de resistência, apresentadora de podcast, empreendedora, defensora baseada em plantas e, desde março, ela também é mãe.

Agora, a pergunta óbvia é: como ela equilibra tudo isso? E onde ela encontra tempo para treinar? Bem, de acordo com Sonya, ela não “equilibra” tudo, e encontrar tempo para treinar todos os dias nem sempre é tão fácil. Mas, em vez de tentar equilibrar tudo, Sonya usa priorização, gerenciamento de tempo cuidadoso, atenção plena ativa e bastante flexibilidade para alcançar o que ela chama de desequilíbrio intencional.

Sonya aloca seu tempo com base em suas prioridades e ajusta o treinamento em seu dia com base nessas prioridades. Quando algo importante para ela exige mais tempo, ela prioriza seu tempo de acordo e, quando chega ao tempo livre, usa-o com sabedoria. Sua estratégia de gerenciamento de tempo começa com uma avaliação honesta de suas prioridades e um plano realista construído em torno dessas prioridades.

Definindo Prioridades

Sonya sugere que um dos primeiros erros que cometemos ao definir prioridades é não as definirmos honestamente. Para que a priorização desempenhe um papel em seu treinamento, você precisa ser realista sobre suas prioridades e honesto sobre seus valores. Isso pode ajudá-lo a estruturar seu tempo de uma forma que permita que você ajuste seu treinamento ao seu dia, sem sacrificar o tempo gasto em outras coisas importantes.

Por exemplo, se treinar é importante para você, mas ter um dia de trabalho produtivo ou dormir o suficiente são suas verdadeiras prioridades, então cortar o sono para treinar e ir para o trabalho sentindo-se grogue não o ajudará em nada. Fazer as coisas em ordem de prioridade provavelmente o ajudará a realizar todas as coisas importantes que você precisa fazer.

As prioridades de Sonya são as seguintes – cuidar de seu filho Bradley, dormir, nutrição e relacionamentos, treinar e depois trabalhar. Como uma mãe com um filho pequeno, Bradley é sua principal prioridade, e quando ele precisa ser cuidado, alimentado ou ficar com a mãe, nada disso pode esperar. Mas depois de cuidar de seu filho, sua próxima prioridade é seu próprio sono.

Você pode se surpreender ao ver que dormir está tão longe na lista de prioridades de Sonya, mas quando você pensa a respeito, faz muito sentido. Sem um sono de qualidade, Sonya não consegue cumprir as outras responsabilidades com o mesmo nível de energia e foco. Uma noite de sono ruim pode impedir Sonya de entrar em uma sessão de treinamento produtiva ou de terminar todo o trabalho do dia.

É também por isso que nutrição, tempo de qualidade com o marido e treinamento estão no topo de sua lista. Ela explica que às vezes pode ser difícil colocar suas necessidades acima dos outros, mas, no final das contas, cuidar de si mesmo primeiro pode ajudá-lo a mostrar-se como uma versão melhor de si mesmo para seus outros relacionamentos e responsabilidades. Como ela diz, “você tem que mostrar por si mesmo antes de poder cuidar de outra pessoa”.

“Você tem que se mostrar antes de poder cuidar de mais alguém.”

Sonya Looney

Todas essas prioridades são importantes para Sonya, e apenas uma pequena diferença separa muitas delas. Mas colocá-los em contexto e entender como cada um se encaixa em seu dia a ajuda a aparecer para si mesma, para os outros e para administrar seu tempo não para que tudo seja equilibrado, mas para que seu tempo seja alocado proporcionalmente.

Encontrando tempo para treinar

Com isso dito, Sonya também reconhece que há muita coisa fora de seu controle em seu dia a dia. Mesmo com seu dia planejado e tempo reservado para treinar, ela nem sempre consegue seu passeio completo.

Todos os dias, o marido de Sonya chega em casa ao meio-dia e assiste Bradley para que Sonya possa treinar. Este plano a deixa com uma janela perfeita para ajustar seu treinamento, mas com pouca margem de erro. Se o tempo estiver errado e seu filho Bradley dormir um pouco tarde ou não terminar de comer, Sonya pode não sair pela porta até mais tarde, o que significa que ela só pode fazer uma parte do treino prescrito.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Gerenciar essas dores e frustrações do crescimento pode ser tão difícil quanto o próprio planejamento. Sonya diz que, quando se atrasar, pode sair de casa se sentindo frustrada por não ter saído da porta a tempo ou desanimada porque não será capaz de encaixar seu treinamento completo. Quando confrontada com um contratempo, Sonya diz ela tenta se concentrar em aceitar essas emoções difíceis e que não há problema em se sentir frustrada.

E embora essas coisas não sejam necessariamente menos frustrantes, Sonya diz que, com muito trabalho em torno de sua mentalidade, ela foi capaz de reconhecer como é importante colocar as coisas em contexto e estar atenta ao que não pode controlar.

Pensar sobre as coisas em termos de seus objetivos gerais e o que ela pode ou não controlar a ajuda a manter uma mentalidade saudável em relação ao treinamento e a continuar aparecendo e fazendo o melhor que pode com as pernas e o tempo que ela tem esse dia.

Treinamento com baixa motivação

Se você é um atleta que luta com energia limitada ou pouca motivação em vez de tempo limitado, Sonya também sabe o que é treinar com essas limitações. Sonya treinou até o nascimento do filho e, durante a gravidez, descobriu que a baixa motivação era o que tornava o treinamento difícil. Embora ela diga que sua gravidez foi “fácil” no sentido de que foi fácil comparada a como poderia ter sido, manter um cronograma de treinamento consistente não foi. Na maioria dos dias, Sonya disse que era difícil se motivar e sair na bicicleta, e as mudanças físicas fizeram com que ela não pudesse treinar com a mesma potência que fazia antes de ficar grávida.

O que ela fez foi ajustar suas expectativas e mudar seus objetivos. Ela decidiu que queria continuar a treinar seis dias por semana, enquanto pudesse. Mas, em vez de treinar no mesmo volume e intensidade, ela removeria todo o treinamento intervalado, diminuiria seu FTP e só pedalaria o tempo que achasse certo. Isso permitiu que ela fizesse duas coisas essenciais, manter a consistência e continuar a aparecer.

Basta aparecer

Quando a motivação está baixa, a regra de Sonya é apenas começar o passeio. Freqüentemente, a motivação segue a ação. E se essa motivação não aparecer, ou ela não se sentir bem, ela volta e vai para casa. Mas, na maioria das vezes, se ela conseguir sair pela porta e passar por cima de suas desculpas, ela pode começar uma sessão de treinamento. O simples ato de se vestir, sair e começar o treino é mais poderoso do que os atletas imaginam crédito. Há um milhão de desculpas diferentes que podemos inventar para pular uma corrida de treinamento, mas no final do dia Sonya diz: “Você tem que ser mais forte do que suas desculpas”.

“Você tem que ser mais forte do que suas desculpas.”

Sonya Looney

Isso a ajuda a manter a consistência, mesmo nos dias de folga. Sonya descreve a consistência como um processo de construção de confiança consigo mesmo. Quando você diz que vai fazer algo e não cumpre esse compromisso, está quebrando a confiança.

Encontrando Seu Desequilíbrio Intencional

Quer você seja um atleta com uma agenda lotada, um pai, uma pessoa com um trabalho exigente fisicamente ou mentalmente, a abordagem de Sonya para treinamento e planejamento pode funcionar para você. Sonya será a primeira pessoa a lhe dizer que fazer bem mais de uma coisa não é fácil e com tanta logística e peças móveis, as coisas nem sempre saem conforme o planejado. Mas com as ferramentas em sua caixa de ferramentas e estratégias pessoais que funcionam para ela, Sonya foi capaz de treinar com sucesso durante a gravidez e ficar mais rápida durante um período especialmente agitado da vida.

Aprenda mais com Sonya!

Se você gostaria de saber mais sobre Sonya Looney e sua experiência com treinamento, corrida, gravidez e muito mais, você pode verificar seu blog e seu podcast aqui.


Para obter mais conhecimento sobre o treinamento de ciclismo, ouça Ask a Cycling Coach – o único podcast dedicado a torná-lo um ciclista mais rápido. Novos episódios são lançados semanalmente.


Ficando mais rápido com TrainerRoad

Pronto para ficar mais rápido? Impulsionado pela ciência e pelos dados, o TrainerRoad fornece as ferramentas de treinamento, planejamento e análise de que você precisa para se tornar um ciclista mais rápido com um sistema direto e focado. Crie um plano de treinamento personalizado com o Plan Builder, conclua os exercícios internos, externos ou com amigos e prove que seu treinamento está funcionando com ferramentas de análise pós-corrida. Você pode ter certeza de que se tornará um ciclista mais rápido, e mais de 1.500 histórias de atletas do TrainerRoad provam isso. Experimente o TrainerRoad com uma garantia de reembolso de 30 dias.

Inscreva-se no TrainerRoad



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *