Foco no processo, não apenas no resultado

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Metas e resultados de nosso trabalho árduo em treinamento são ótimos, mas o excesso de confiança em metas pode contribuir para uma experiência de tudo ou nada. Lembre-se de se concentrar também no processo.

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Passeios mais rápidos. Pernas mais fortes. Massa corporal mais magra. Mentalidade mais difícil

Alguma dessas idéias sobre o seu ciclismo parece familiar? Ao identificar uma discrepância entre o desempenho atual e o desejado, você define uma meta (Locke & Latham, 2012). Estabelecer metas faz parte de ser humano – é algo que todos fazemos, seja de bicicleta, trabalho, educação parental, aparência ou apenas vivendo sua melhor vida.

Se você leu o artigo do mês passado sobre Motivação, lembre-se das “Continuum” de motivação e que consideramos TODOS os seus motivos para pedalar e treinar como contribuintes importantes para o seu sucesso contínuo. A motivação é importante, porque nos leva a alcançar nossos objetivos. Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas (Locke & Latham, 1990), todos os seres humanos são naturalmente direcionados a objetivos, e seus motivos o impulsionam para seus objetivos.

Motivações e objetivos trabalham juntos para manter você concentrado, em movimento e com objetivos mais elevados. Se você não está aproveitando sua motivação e aproveitando-a de maneira eficaz, perderá de vista seus objetivos e talvez até perderá o interesse por eles. Reciprocamente, se você não possui metas específicas, mensuráveis ​​e realizáveis ​​descritas para si mesmo, é apenas uma questão de tempo antes de se esforçar para “encontrar” e use motivação.

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Estabelecendo objetivos

Quais são seus objetivos?

Então, quais são os objetivos que você está perseguindo atualmente? Escreva alguns para baixo. Talvez você tenha uma meta de cadência, uma meta no tempo de pilotagem, uma meta de peso corporal / massa magra. Talvez você esteja trabalhando em algum aspecto da sua forma ou se concentrando na construção da força do quadríceps. Veja se você consegue identificar pelo menos dois objetivos que estão atualmente no seu radar…

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O que você notou? Felizmente, e de maneira semelhante ao seu inventário de motivos para ciclismo, você identificou metas que abrangem uma série de resultados, como condicionamento físico, nível de energia, velocidade, força e talvez até aparência, peso corporal ou sensualidade geral. Além disso, você também deve ver processos, como aprender uma nova habilidade ou melhorá-la. Adotar uma nova técnica de respiração ou praticá-la regularmente. Você percebe mais objetivos focados em resultados ou processos?

Resultados versus processos

Frequentemente, os atletas identificam os objetivos facilmente. Os processos, por outro lado, podem ser esquecidos ou esquecidos.

Os resultados são importantes e dignos do seu tempo. Mas focar apenas nos resultados de nossas atividades pode nos distanciar do trabalho diário que precisamos dedicar para atingir esses objetivos. Por exemplo, a pandemia pode ter atrasado suas oportunidades de competir no próximo ano! Se suas corridas e as velocidades e forças necessárias que você se esforça para alcançar para competir parecerem muito distantes, pode ser difícil participar de corridas consistentes, treinamento de força e outros componentes de uma preparação eficaz para a competição.

O que são objetivos do processo?

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Pesquisadores e profissionais sabem há muito tempo que os objetivos do processo podem melhorar o desempenho e a produtividade, e que os objetivos por conta própria às vezes podem interferir no desempenho e na produtividade (Zimmerman & Kitsantas, 1997). Embora seja importante ter uma meta de resultado, é igualmente, se não mais importante, definir metas de processos.

Eu sei – “Olhos no prêmio!” “Vá para o ouro!” – certo? Parece natural se concentrar no resultado desejado para mantê-lo pressionado. No entanto, focando no resultado pode drenar a motivação, prejudicar o desempenho e ter um impacto negativo no alcance das metas. Por outro lado, um foco no processo de suas metas pode ser mais agradável e mais eficaz para ajudá-lo a alcançar o resultado. Em outras palavras, as metas orientadas ao processo se concentram na jornada – não no destino.

Agora, isso não significa jogar fora seu objetivo de resultado com a água do banho motivacional. Ter um objetivo de qualquer tipo é bom – a chave é misturá-lo, principalmente se a meta de resultados for de longo prazo, de alto alcance ou de ambos. Por exemplo:

Digamos que seu objetivo final seja competir em uma corrida específica e terminar com um tempo específico que seria um recorde pessoal. Esse é um objetivo fabuloso! Mas se não houver corridas para participar por um ano ou mais, você pode definir as migalhas dos objetivos do processo ao longo do caminho para manter a motivação. Você pode optar por se concentrar nos exercícios de velocidade e definir uma meta de processo que inclua a frequência, intensidade e duração desses exercícios por um período de 2 a 4 semanas, com medidas específicas de seu tempo e esforço percebido. No mês seguinte, você pode optar por se concentrar no processo de redução de gordura corporal em 1-2%, praticando a fome por 30-60 minutos antes de comer, abster-se de lanches, aumentar a ingestão de água e manter um diário sobre alimentos / água com o seu progresso.

Você vê a diferença? Seu objetivo de resultado se concentra no final. Seu objetivo do processo se concentra nos meios. As metas de resultados serão uma conquista que aconteceráed (pretérito). Objetivos do processo são tarefas que aconteceming (tempo presente). Lembre-se de que as metas do processo podem atuar a serviço de um resultado.

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O resultado final

Por que buscar metas de processo?

Definir uma meta de resultado, mas depois focultar o processo pode valer a pena por vários motivos:

  1. Aprimoramento de desempenho: se você está pensando no processo de ciclismo, treinamento, alimentação ou alongamento dinâmico, e não apenas no resultado, pode apostar que terá uma forma melhor, foco mais forte e maior determinação para se esforçar e melhorar.
  2. Evitando a negatividade: às vezes, a orientação para objetivos de resultados nos leva a focar no que NÃO devemos fazer (“Eu não vou comer nenhum Doritos esta semana!”) Adivinha o que acontece quando você tenta NÃO pensar em Doritos? Ou não pular um dia no treinador? Focar o processo é infalível, porque você está sempre pensando no que Faz. A orientação do processo mantém você no momento presente, engajado, focado e motivado.
  3. Prazer: É verdade! Estar totalmente engajado em uma atividade direcionada a objetivos é uma maneira baseada em evidências de ser um campista feliz. Muito pelo contrário de ser um vegetal horizontal e irracional no sofá, após o show com sua sacola favorita de batatas fritas, é o envolvimento em algo que você ama – imersão absorvida, concentrada e trabalhosa em algo que você ama que faz você se sentir feliz e realizado Flow ( Csikszentmihalyi, 1990).

Objetivos do processo de desenvolvimento

Então, por que não tentar objetivos orientados a processos? Aqui está o que fazer:

  1. Examine sua pequena lista de objetivos e selecione um resultado que seja da maior importância para você. Reserve um momento para considerar os processos envolvidos nesse resultado (por exemplo, trabalho de cadência, consistentes 8 a 9 horas de sono por noite, preparação das refeições, melhor mobilidade do tornozelo).
  2. Identifique um ou mais processos específicos focar em. Se você identificar mais de um, poderá trabalhar um de cada vez e selecionar quais você deseja resolver primeiro. Se você tem um por enquanto, isso funciona, e meu palpite é que você identificará mais enquanto trabalha nesse primeiro processo.
  3. Acompanhe suas metas de processo. Os efeitos dos objetivos são significativamente fortalecidos quando você escreve sobre eles (Locke & Latham, 2019). Você pode colocar a hora de dormir ou o horário de treinamento em sua agenda e marcar uma seleção quando cumprir seu plano. Avalie o progresso do seu objetivo registrando aumentos de força, tempos de pilotagem ou maior mobilidade.
  4. Defina um horário. Seja específico sobre quanto tempo você deseja se concentrar nesse processo antes de voltar sua atenção para algo diferente. Para mim, pessoalmente, quatro semanas é uma boa quantidade de tempo, porque eu posso alcançar progresso e manter uma alta motivação e depois mudar para algo novo antes de ficar entediado ou ficar chapado.

Boa sorte e me deixe saber como foi!

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Indo para o objetivo final

Referências
Csikszentmihalyi, M. (1990). Fluxo: A Psicologia da Experiência Ótima. Harper Collins Publishers, Nova Iorque.

Locke, EA e Latham, JP (1990). Uma teoria da definição de objetivos e desempenho das tarefas. Pearson Publishers, NY.

Locke, EA e Latham, JP (2012). Novos desenvolvimentos na definição de metas e desempenho das tarefas. Taylor e Francis Group Publishers, NY.

Locke, EA e Latham, JP (2019). Legados na ciência da motivação. O desenvolvimento da teoria do estabelecimento de metas: Uma retrospectiva de meio século. Ciência da Motivação, 593-105.

Zimmerman, BJ e Kitsantas, A. (1997). Fases de desenvolvimento na auto-regulação: Mudança das metas do processo para as metas do resultado. Jornal de Psicologia Educacional, 8929-36.

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