O sistema de energia neuromuscular: o que é e por que é importante para os ciclistas

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O corpo possui três sistemas de energia. Como esporte de resistência, o ciclismo se concentra no sistema aeróbio. Mas, para aqueles momentos rápidos em que a potência de pico é necessária, o sistema de energia neuromuscular está em ação. Este artigo abordará como funciona o sistema de energia neuromuscular, como você o usa e o que você pode fazer para treiná-lo.

Principais vantagens

  • O sistema de energia neuromuscular usa ATP armazenado e fosfato de creatina para criar energia anaerobicamente.
  • Este sistema de energia é usado para potência máxima e não dura mais do que quinze segundos.
  • Uma vez esgotado, o sistema de energia neuromuscular precisa de recuperação para recarregar.
  • Treinar esse sistema de energia inclui o treinamento de força.

O que é o Sistema de Energia Neuromuscular?

Tecnicamente, o sistema neuromuscular é o fosfocreatina ou ATP-PC sistema de energia. Para simplificar, vamos nos referir a ele como sistema neuromuscular, uma vez que é sua principal aplicação na bicicleta. Este sistema de energia é o mais rápido a fornecer energia aos músculos em atividade e potencializa esforços máximos com duração inferior a quinze segundos.

Como funciona o sistema de energia neuromuscular?

O corpo armazena uma pequena quantidade de trifosfato de adenosina (ATP) nos músculos. Todas as células do corpo usam ATP como combustível, quebrando uma de suas três ligações químicas de fosfato, resultando em energia para a célula e difosfato de adenosina (ADP) como um subproduto. Este sistema cria energia anaerobicamente usando ATP armazenado.

Nos primeiros momentos do exercício ou no início de um grande esforço, os músculos em atividade usam o ATP armazenado para uma rápida explosão de energia. No entanto, isso dura apenas cerca de dois segundos. Para alimentar ainda mais os músculos, o sistema de energia neuromuscular cria mais ATP usando ADP e fosfato de creatina. As enzimas removem um átomo de fosfato do fosfato de creatina e o unem ao ADP. Esta reciclagem de ADP em ATP dura apenas cerca de dez segundos, à medida que o fosfato de creatina se esgota.

Recarregando o Sistema de Energia Neuromuscular

Podemos pensar neste sistema de energia como uma bateria de alta potência. Ele gasta muita energia e não dura muito, mas é recarregável. Uma vez que o fosfato de creatina é usado, o sistema de energia anaeróbio assume como o principal provedor de ATP. A boa notícia é que essas lojas são reabastecidas com o tempo com descanso – alguns minutos.

Algumas coisas afetam a taxa de reposição de fosfato de creatina – a extensão da depleção, acidose muscular e tipo de fibra muscular. Isso significa que o sistema de energia neuromuscular leva mais tempo para recarregar se você esgotou muito os estoques de fosfato de creatina. A acidose muscular é causada pela incapacidade do corpo de eliminar os subprodutos do sistema de energia anaeróbio. Portanto, se a intensidade de sua atividade permanecer alta, o corpo terá dificuldade em repor o fosfato de creatina e o ATP.

Embora ambos criem energia sem oxigênio, os sistemas de energia neuromuscular e anaeróbio diferem significativamente. O sistema neuromuscular não utiliza o processo de glicólise e, por isso, não produz lactato nem causa acidose muscular. É por isso que o sistema de energia neuromuscular também é chamado de sistema alático.

Por que o sistema neuromuscular é importante para os ciclistas

Qualquer ação que requeira energia rápida usa o sistema de energia neuromuscular. Mas no ciclismo, o uso mais importante são pequenas explosões de potência máxima. Quer seja um sprint total ou um chute forte para superar uma subida íngreme, você está usando este sistema de energia. Uma vez que o sistema de energia neuromuscular é usado em um período de tempo mínimo, os ciclistas usam o menos dos três sistemas de energia. Mas quando você o usa, geralmente é nos pontos mais críticos de uma corrida.

O problema é que repouso ou baixa intensidade é necessário para o sistema de energia neuromuscular recarregar, razão pela qual o pico de potência do sprint reduz com sprints repetidos. É por isso que os ciclistas tentam proteja a corrida deles, guardando para o momento mais decisivo.

Como os ciclistas treinam o sistema neuromuscular

Treinar o sistema neuromuscular é um pouco diferente do que treinar os outros dois sistemas de energia. A razão para a diferença é que o sistema de energia neuromuscular é o menos adaptável dos três. A única maneira de aumentar os estoques de ATP-PC é aumentar a massa muscular ou suplementar com creatina. No entanto, pesquisas recentes sugerem que um sistema aeróbio mais forte pode influenciar a taxa de recuperação.

Como o ciclismo é um esporte de resistência, o sistema de energia aeróbia é o mais vital. Construir um motor aeróbio robusto é benéfico na forma como os ciclistas usam o sistema de energia neuromuscular. Quanto maior for sua aptidão aeróbica, menos você precisará confiar nos outros dois sistemas. Isso ajuda você a economizar energia de pico quando você mais precisa. Todos os planos de treinamento do TrainerRoad trabalham para fortalecer sua aptidão aeróbica.

Aumentando a potência de pico

Chamamos o sistema de energia ATP-CP de sistema de energia neuromuscular por causa de como ele é aplicado e treinado. A potência de pico é uma mistura de condicionamento físico, biomecânica e técnica. A melhor maneira de desenvolver esse sistema de energia é aumentar sua eficiência neuromuscular por meio de uma combinação de treinamento de força e exercícios de pedalada. Para aumentar sua saída de potência de pico, você precisará treinar a quantidade de torque e sua taxa de mudança de cadência.

Em termos de potência máxima, é útil pensar no torque como a forma como você recruta todas as fibras musculares de contração rápida disponíveis e a cadência como a velocidade com que você o aplica. A boa notícia para quem deseja aumentar sua potência máxima é que essas duas coisas são altamente treináveis.

Exemplos de exercícios neuromusculares

Os sprints de potência máxima são melhor praticados ao ar livre e não no treinador. A posição fixa do treinador não permite que você recrute os mesmos músculos ao balançar a bicicleta para frente e para trás. Esses exercícios podem ajudar a aumentar a força muscular e a coordenação. No entanto, vários exercícios TrainerRoad apresentam sprints de forma como Pettit +1.

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Este treino inclui sprints de forma, que podem ajudar a desenvolver o sistema de energia neuromuscular.
Pettit +1 inclui exercícios de sprint que ajudam a aumentar a coordenação neuromuscular.

Pisadas

Esses sprints de largada em pé consistem em girar lentamente uma grande marcha com a maior força possível para recrutar o máximo de fibras musculares que puder. Feito quase parado, escolha a marcha mais difícil que puder girar sem exceder 90 rpm em 12 pedaladas. Tente fazer cinco batidas de pé durante o passeio. Isso deve durar de 10 a 12 segundos, com bastante descanso entre eles. Você pode concluir esses exercícios sentado ou em pé.

Form Sprints

Quando você pratica mudanças rápidas de cadência, está estabelecendo e fortalecendo as vias neuromusculares, levando a uma maior coordenação e aplicação efetiva de torque. Uma das melhores maneiras de praticar na bicicleta é com sprints de forma. Esta furadeira de baixa potência é simples de fazer. Basta escolher uma marcha de médio a leve e, em seguida, aumentar sua cadência o mais rápido possível. Seu objetivo é ir de uma cadência normal para sua cadência máxima no menor tempo possível e, em seguida, mantê-la por cerca de dez segundos. Pratique-os sentados e em pé.

Aeróbico vs. Anaeróbico vs. Neuromuscular

Cada um dos três sistemas de energia é a chave para o desempenho do ciclismo, mas cada um produz energia de forma diferente. A linha divisória entre eles é o tempo, a fonte de combustível e o oxigênio. O sistema aeróbio usa oxigênio, glicose e gorduras para produzir energia lentamente, mas pode fazer isso por um longo tempo. O sistema anaeróbico cria energia rapidamente a partir da glicose, mas apenas por um curto período de tempo. O sistema de energia neuromuscular é o mais rápido em fornecer energia e dura apenas até quinze segundos usando ATP armazenado e fosfato de creatina.


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