The Path // Parte 2: Como treinar como um profissional para o Enduro World Series

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Bem-vindo de volta ao O caminho; a história da jornada de Jessie-May Morgan do Weekend Warrior para o EWS Athlete, abrangendo qualificação, treinamento de enduro, preparação de corridas e muito mais! Na última vez, Jessie-May nos contou como se qualificar para a Enduro World Series, detalhando como seus resultados nos EWS Qualifier Events 2019 e uma rodada da European Enduro Series em sua cidade natal, Innerleithen, lhe renderam uma vaga nas fileiras da elite de 2020.

O EWS anunciou recentemente as boas notícias de que os Qualificadores do EWS 2020 receberam luz verde. Se você deseja se qualificar, acesse o site do EWS para obter uma lista completa dos qualificadores que serão lançados nesta temporada. Lembre-se de obter uma associação ao EWS antes da corrida, ou seus lugares no pódio conquistados com muito esforço garantirão zero pontos de qualificação!

Agora, é hora de acelerar …

Jessie-May passou o treinamento de inverno seis dias por semana em Innerleithen, sua cidade natal – um destino definido para sediar uma rodada do EWS em 2021. Foto de Robyn Wilkinson.

Nesta instalação do The Path, Jessie-May nos dá uma visão do seu programa de treinamento. Este não é apenas um programa de treinamento de mountain bike. Ele foi projetado e supervisionado pelo professor Geraint Florida-James, treinador de Katy Winton e Lewis Buchanan, dois corredores escoceses que costumavam estar no extremo pontudo do esporte.

Então, o que é um bom programa de treinamento de corrida de enduro? Como um Enduro Racer profissional treina para vencer? Eu estava tão curioso quanto você, então era hora de…

Obter um treinador

Conhecendo-me bem, sabia que não havia como seguir um plano de treinamento que eu mesmo projetei. Para começar, eu não saberia como estruturar um, ou o que incluir, ou quanto descanso levar em consideração, etc. etc. Eu não tinha noção.

Dito isto, há uma tonelada de informações por aí sobre como treinar para corridas. Você poderia vasculhar várias partes dele na internet, escolhendo e escolhendo os bits de que gostava, ignorando os que não gostava e elaborar um plano de treinamento com alguma descrição. Mas você nunca saberia se isso era certo para você.

Discutindo o treinamento com o cientista esportivo e professor de técnica Enduro, Geraint-Florida James, na número 1 Peebles Road, Innerleithen. Foto de Arron Barnes.

É muito melhor você obter seu plano de treinamento de alguém que realmente saiba do que está falando. Pessoas como Johnny na Fit4Racing, Ben Plenge, o técnico da fábrica de força e Fay Jordan, treinaram todos os principais atletas de EWS e DH, como Charlie Hatton, Veronique Sandler, Jack Reading, Martha Gill, etc. Esses caras sabem do que estão falando quando se trata de treinar para corridas focadas na gravidade.

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Meu treinador é professor de ciências do esporte na Edinburgh Napier University. Nas horas vagas, Geraint treina dois dos pilotos de enduro mais rápidos do mundo, Katy Winton e Lewis Buchanan. Eu tive sorte. Conheci Geraint através do trabalho há alguns anos e ele vive localmente.

Estou bastante confiante de que estou no plano de treinamento certo. É certamente não o mesmo programa que o de Katy Winton (mais sobre isso mais tarde). Mas é o programa certo para mim, considerando onde estou fisicamente.

O enorme pico do capacete MET Parachute MCR é útil para o sol baixo do inverno. Foto de Robyn Wilkinson.

Ao contrário de muitos atletas de enduro, eu não mudei da elite de Downhill ou XC. Eu sou novo em um esporte que é bastante novo, no grande esquema das coisas. Um dos meus amigos de ciclismo de estrada disse uma vez: “Espere, o seu esporte não foi inventado como na semana passada?”. Não é bem assim, mas ela tem razão.

Eu discordo. Não estou apenas no programa de treinamento certo, mas se eu falto em uma sessão de treinamento, estou decepcionando mais do que apenas eu; Eu sinto que estou decepcionando meu treinador também. Afinal, ele investiu tempo e esforço na criação de um plano diretor. Eu quero segui-lo à risca.

Eu mantenho contato diariamente com meu treinador, para que ele saiba como foram as sessões e como estou me sentindo. Este é um dos aspectos mais úteis. Isso significa que, se estou me sentindo um pouco mal, ou se estou tendo algum problema com algum aspecto do programa, meu treinador pode ajustar o treinamento conforme necessário.

Realidade: seguir um programa de treinamento não é fácil e foi especialmente difícil durante o bloqueio, quando não conseguimos percorrer nossas trilhas locais. Crédito: Mary Macleod.

Isso tem sido particularmente útil nas últimas semanas / meses com a situação do COVID-19, alterando as sessões para manter as coisas interessantes, para não perder a cabeça completamente. Se estou me sentindo realmente péssimo, ele pode simplesmente dizer “Não faça a sessão de amanhã”, retirando a tomada de decisão e a culpa que eu possa ter.

Meu programa de treinamento EWS

Filmado e editado por Arron Barnes, da Albashots Media

O enduro costuma ser chamado de “o teste final do mountain bike”, porque desafia a aptidão cardiovascular do motociclista e a capacidade de descer colinas rapidamente. Eu não chamaria necessariamente isso de uma mistura de XC e Downhill. Afinal, os tempos de transição difíceis entre as etapas não contribuem para o seu tempo de corrida. No entanto, você precisa concluí-las dentro de um tempo especificado; se não o fizer, será atingido com uma penalidade de tempo esmagadora (e de alma).

A proteção traseira certificada pela CE é necessária em determinados eventos do EWS – confira minha análise deste Bluegrass com bolsos de armazenamento e transporte de água. Foto de Mary Macleod.

Além disso, as descidas geralmente são muito mais longas do que você vê em uma corrida de DH. Os estágios de dez a quinze minutos não são incomuns. Você vai encontrar o estranho estágio de 25 minutos em algumas rodadas do EWS.

Eles geralmente incluem seções curtas e acentuadas em subidas, apenas para mantê-lo alerta. E Essa significa sprints completos quando você já está mentalmente preso.

As trilhas de Innerleithen são fitas íngremes e técnicas de barro através da floresta das plantações. Foto por Albashots Media.

Como você pode imaginar, precisa do complemento completo dos atributos da aptidão física; resistência, força explosiva, um núcleo sólido, força, boa mobilidade, um bom conjunto de pulmões e algumas habilidades também não seriam erradas. É para isso que estou treinando.

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Antes de embarcar nessa jornada, andava de duas a três vezes por semana com meus amigos, apenas por diversão. Assim como o seu guerreiro de fim de semana comum. Quando eu disse isso ao meu treinador, sua resposta foi: “Ah, na verdade estamos começando do zero”.

Rosqueando a agulha. Foto por Albashots Media.

Por isso, não fui jogado direto para a academia, levantando pesos, atingindo corridas de montanha ou sentado na sela por 6 horas. Teria me deixado fisicamente e mentalmente. Em vez disso, fui levada gentilmente, enviada para fazer trilhas por 2-3 horas por dia, seis dias por semana. Essa foi definitivamente uma mudança grande o suficiente para continuarmos.

Acostumar-se a um programa estruturado levou tempo. Alguns aspectos do treinamento são muito entediante. Quando o treinamento do dia foi um pedal de 20 km ao longo de uma ciclovia plana, e todos os meus amigos estavam indo para rasgar trilhas emocionantes e íngremes, levei um sério FOMO.

Consistência, conheça a especificidade

Alguns dias, meus amigos se compadeceram de mim e se juntaram a mim na recuperação chata do caminho de bicicleta. Crédito: Mary Macleod.

Eu me perguntei ao meu treinador se eu poderia trocar de sessões para se adequar melhor à minha vida social. Mas, ao pedir mudanças, estava totalmente errado. Cada sessão é agendada por um motivo específico, e eu tive que aprender a respeitar isso e não lutar contra o meu treinador. O treinamento é um processo de longo prazo e não há soluções rápidas. Consistência é a chave.

Innerleithen é quase um destino de passeio durante todo o ano – a neve raramente fica muito mais profunda do que isso no inverno. Foto de Fiona Berry.

Passaram pelo menos oito semanas antes de “o treinamento se tornar treinamento”, não apenas andar. Depois que desenvolvi um pouco de resiliência, condicionamento físico básico e o hábito de andar todos os dias no inverno mais profundo, era hora de realizar sessões que desafiassem aspectos específicos da minha fisiologia.

Não publicarei todo o meu programa de treinamento EWS, pois não estou realmente divulgando segredos comerciais, mas posso lhe dar uma boa idéia do que está acontecendo. Meu programa de treinamento de enduro agora inclui duas sessões de alta intensidade por semana. Essas são as sessões principais e, de longe, as mais selvagens.

Literalmente trazido às lágrimas por uma sessão de intervalo – eles são péssimos! Mas os ganhos cardio valem a pena. Crédito: Louise Robinson.

SESSÃO # 1 – MONTE REPETIDA:
A primeira é uma sessão de representante da colina; pedale uma seção da colina o mais forte que puder sem sair da bicicleta, role para baixo e repita. O comprimento da seção aumenta a cada representante, depois diminui de volta para o primeiro representante curto, como a Escadaria Russa.

Esta sessão vai lhe dar pernas gelatinosas, fazer você salivar até o ponto em que acha que vai vomitar, deixar seus olhos lacrimejantes … você entendeu a idéia. Você deve se aproximar do seu MAX HR. Você pega o que coloca. ->

SESSÃO # 2 – REPETIÇÕES PLANAS:
A segunda sessão chave de alta intensidade do meu programa de treinamento de enduro é muito semelhante, mas os representantes são feitos no apartamento (ish). Mais uma vez, você está se aproximando do MAX HR; para mim, isso é ~ 195 bpm. Você estará se perguntando por que diabos você partiu nessa missão ridícula. Não é nada além de dor e luta, e ainda por cima há um vento sangrento na cabeça.

->Em torno dessas sessões-chave são muito mais fáceis. Passeios suaves pelos caminhos locais, trilhas, sessões de filas diferentes com os amigos, mantendo-o interessante.

… e depois tem a sala de musculação

Foto de Robyn Wilkinson

O terceiro aspecto do meu plano de treinamento é condicionamento. Definitivamente, ainda estou nos primeiros dias de condicionamento, então não há nada muito emocionante para compartilhar nessa frente. Para evitar causar mais danos do que benefícios, meu treinador está constantemente me apresentando a exercícios pliométricos que envolvem movimentos explosivos, como saltos e estocadas.

Por fim, provavelmente faço mais flexões a cada mês do que em toda a minha vida anterior ao início deste plano de treinamento.

Na verdade, eu os contei. Entre 1º de janeiro e 29 de abril, fiz nada menos que 3.798 flexões. Essa é uma média semanal de 223. Trata-se de uma mistura de flexões padrão na largura dos ombros, muito largas e muito estreitas, sendo as últimas as mais difíceis.

Recentemente, comecei a usar uma ferramenta de treinamento de peso corporal específica para mountain bike, chamada Descent Master. É essencialmente um guidão montado em um pivô, no qual você pode fazer flexões. Ele adiciona um pouco de instabilidade à flexão, simulando parcialmente a sensação dinâmica que você recebe do front-end enquanto desce.

A flexão propriamente dita é mais fácil do que a do chão, pois você está começando de uma posição mais alta e levantando um peso menor. Mas estou tendo que me empenhar muito mais para manter a barra plana. É um ótimo kit de treinamento de enduro que usarei por muito tempo. Você pode fazer muito mais com o Descent Master do que as flexões tradicionais, mas meu nível de condicionamento ainda não está lá.

A sessão final da semana é dia de descanso. O dia de descanso é sacrossanto. É para ser respeitado. É quando seu corpo está se adaptando ao estresse em que você está submetido. Seus músculos estão se recuperando, seu sistema imunológico está se recuperando e você pode se recuperar psicologicamente para a próxima semana.

Treinamento de enduro: o que vem a seguir?

Bicicleta de enduro Cannondale Jekyll de Jessie-May. Foto de Robyn Wilkinson.

Infelizmente, parece que a temporada de corridas terminou antes mesmo de começar. Como a maior parte do mundo, no Reino Unido, estamos presos devido ao surto de coronavírus. Todas as corridas do Reino Unido são canceladas no futuro próximo.

Infelizmente, a Rodada 4 do EWS em Val di Fassa foi cancelada. A Rodada 5 na Áustria-Eslovênia ainda está em andamento, remarcada para os dias 3 e 4 de outubro. E esse é meu objetivo, por enquanto.

Eu realmente não tinha apostado em um EWS sendo minha primeira corrida da temporada! Mas é isso que minha temporada está planejando, por isso continuo com meu programa de treinamento EWS com vigor renovado. Direto no fundo do poço. Aqui espero que eu possa nadar.

Junte-se a nós na próxima vez O caminho ouvir sobre o impacto do meu treinamento no EWS até agora e como ele está se tornando mais específico à medida que avançamos no dia da corrida. Vou para o norte para encontrar terrenos expostos, rochosos e soltos, mais parecidos com o que posso encontrar na próxima temporada de corridas …

Obrigado a Arron Barnes, da Albashots Media, por fotografia e filmagem, o professor Geraint Florida-James, por apoiar meu treinamento EWS, e a BSpoke Cycles, por me apoiar em mecânica de bicicletas. Agradecemos também a Cannondale, Adrenalin Uplift, Robyn Wilkinson, Craig Anderson, Fiona Berry, Louise Robinson, Brody Hood, Raymond Leinster, Dougie Thompson, Alex Holowko e Enduro World Series por apoiarem este projeto.

Este projeto também é suportado pelo MET Helmets e Bluegrass Eagle Protection. ->

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